top of page

Alexandra Castro – Investigadora do Dinâmia'CET-ISCTE-IUL 

Sessão [16h15]: Nas margens da margem: expressões de pobreza na deficiência e nas comunidades ciganas

Comunicação: Ciganos e exclusão habitacional: questionando as retóricas de justificação da ação pública

 

Nota biográfica:

Alexandra Castro é doutorada em antropologia urbana pelo ISCTE e desde a sua tese de licenciatura em 1993 que se começou a interessar pela população cigana, nomeadamente em torno das questões da habitação e das relações interétnicas. No quadro do Centro de Estudos DINÂMIA’CET-IUL, mas também de outros centros de investigação participou em mais de 8 pesquisas no âmbito desta temática, centrando-se a sua tese de doutoramento, concluída em 2013, sobre a mobilidade geográfica e as oportunidades de acesso à habitação.

Tem participado como formadora em ações dirigidas a técnicos superiores que desenvolvem o seu trabalho com a população cigana, mas também no contexto da Academia Política Cigana. Recentemente foi eleita como perita nacional do Comité Consultivo da Convenção Quadro para a Proteção das Minorias Nacionais.

 

Alexandra Lopes – Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (ISUP)

Sessão [14h30]: Trabalhadores, Famílias e Idosos: Protegidos ou vulneráveis?

Comunicação: Do conceito à medida: as múltiplas facetas da pobreza na população idosa

 

Nota biográfica:

Professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP-UP) e investigadora integrada no Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (ISUP), onde assume as funções de coordenadora do centro de investigação. É doutorada (2006) em Social Policy pela London School of Economics and Political Science, e agregada em Sociologia (2017) pela Universidade do Porto. Tem desenvolvido investigação na área do Bem-Estar e Pobreza, Dependências e cuidados de longa duração na população idosa. Foi coordenadora nacional do projeto de investigação “SPRINT – Social Protection Innovative Investment in Long-Term Care”, financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Horizonte 2020 (2015-2018).

 

Elvira Pereira – Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP), Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Universidade de Lisboa (UL)

Sessão [14h30]:

Trabalhadores, Famílias e Idosos: Protegidos ou vulneráveis?

Comunicação: Necessidades não satisfeitas, privações e dificuldades enfrentadas pelas famílias com crianças em situação de pobreza em Portugal

 

Nota biográfica:

Professora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP, UL) e investigadora integrada no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP), no qual é coordenadora do grupo de investigação Sociedade, Comunicação e Cultura. É doutorada (2010) em Sociologia Económica pelo ISEG-UL, com a tese “Pobreza e Ruralidade: Uma análise espacial em Portugal continental”. Tem desenvolvido investigação na área do Bem-Estar, Pobreza, Rendimento Adequado e Políticas de Rendimento Mínimo. Foi cocoordenadora do projeto de investigação “Rendimento Adequado em Portugal”, financiado pela FCT (2011-2014), e investigadora da rede europeia de especialistas nacionais no “Projeto piloto para o desenvolvimento de uma metodologia comum para a construção de Orçamentos de referência na Europa”, financiado pela Comissão Europeia (2014-2015).).

  

Fernando Fontes – Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC) 

Sessão [16h15]: Nas margens da margem: expressões de pobreza na deficiência e nas comunidades ciganas

Comunicação: Pessoas com deficiência e cidadania em Portugal: da vulnerabilização à exclusão

 

Nota biográfica:

Fernando Fontes é sociólogo, licenciado e mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra – Portugal e doutorado em Sociologia e Políticas Sociais pela Universidade de Leeds – Reino Unido.

Desenvolve atualmente o projeto de investigação 'Decide - Deficiência e autodeterminação: o desafio da "vida independente" em Portugal' (2016 - 2019) (financiado pela FCT - Ref. PTDC/IVC-SOC/6484/2014).

Publicações recentes incluem: Mulheres, Sexualidade e Deficiência: Os interditos da cidadania íntima (org.) (Edições Almedina, 2019); Deficiência em questão: para uma crise da normalidade (org.) (Editora Nau, 2018); “Spinal Cord Injury in Portugal: Institutional and Personal Challenges" (Journal of Disability Policy Studies, 2017); Pessoas com Deficiência em Portugal (Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2016); Deficiência e Emancipação Social (Almedina, 2016); 'Deficiência e inclusão social: os percursos da lesão vértebro-medular em Portugal' (Sociologia, Problemas e Práticas, 2015); 'The Portuguese Disabled People's Movement: development, demands and outcomes' (Disability & Society, 2014); 'The emancipation of disability studies in Portugal' (Disability & Society, 2014).

Os seus atuais interesses de investigação centram-se sobre: políticas de deficiência, vida independente para pessoas com deficiência, movimento de pessoas com deficiência e violência e crimes de ódio sobre pessoas com deficiência em Portugal.

 

Pedro Perista – CESIS - Centro de Estudos para a Intervenção Social

Sessão [14h30]: Trabalhadores, Famílias e Idosos: Protegidos ou vulneráveis?

Comunicação: Trabalhadores pobres em Portugal: dinâmicas de um fenómeno persistente

 

Nota biográfica:

Sociólogo, investigador no CESIS - Centro de Estudos para a Intervenção Social. Tem desenvolvido o seu trabalho nomeadamente na área das Políticas Sociais e Proteção Social, Avaliação, Migrações e Igualdade de Género. Integra, atualmente, a Rede Europeia de Peritos/as no domínio de Política Social e a coordenação da secção de Pobreza, Exclusão Social e Políticas Sociais da Associação Portuguesa de Sociologia. Tem cerca de quatro dezenas de textos publicados, entre artigos, livros e capítulos de livros, em publicações e e-publicações a nível nacional e internacional e participa, regularmente, como orador em seminários e conferências.

bottom of page